vendredi 22 juin 2007

Da série que Pôurra é essa : la Fête de la Musique


A Fête de la Musique foi criada hah uns 15 anos, pelo então Ministro da Cultura francês, Jack Lang. Ela ocorre sempre no dia 21 de junho, primeiro dia do verão no hemisfério Norte e do solsticio do verão. O nome da festa tem duplo sentido. A tradução literal é obviamente Festa da Musica mas pronuncia-se exatamente como faites de la musique: façam musica. Representa um convite a todos os musicos a tocarem voluntariamente e gratuitamente pelas ruas das cidades. Então, na Fête de la Musique, partout en France, em todas as cidades, no dia 21 de junho, a partir de umas 5 da tarde, as ruas, calçadas, praças e afins são tomadas por musicos em grupo ou solistas, que tocam de punk-trash à musica classica, passando por samba, salsa, musica eletrônica, reggae, musica pra tocar no radio, ska, jazz, blues, klezmer, musica slava, merengue, afro-cubano, axé, pop inglês, pop, rock progressivo. Tem muita coisa ruim e tem coisas otimas, muita muita gente na rua, lugares por onde não dah pra passar. Mas é divertido e principalmente emocionante. Porque todo mundo mesmo sai pras ruas e tem muito musico mesmo, em cada cantinho, um ao lado do outro (com umas zonas onde você entende uns 5 sons diferente ao mesmo tempo, bem bizarro).

jeudi 21 juin 2007

Sous le Soleil


Quando começa a fazer calor e o sol reina até as dez da noite, começa a acontecer tudo ao mesmo tempo. Tem festival que não acaba mais, festas, eventos culturais diversos, encontros, amigos te convidando pro aperô, pra piquenique, pra jantar no jardim. Um bando de gente estah de férias, mas quem não estah sofre e fica com aquela sensação de estar trabalhando domingo. Sabe como é. Faz sei lah quantos dias que eu, trabalhora de domingo, não passo a noite em casa de bobeira. O Julien reclama e diz que eu estou sempre inventando alguma coisa pra estragar o plano de dormir às 9 da noite. Mas a culpa não é minha. Essa semana, começou com um espetaculo de dança na segunda (gratis). Depois, o Alejandro chegou de Amsterdam, onde ele se escondia hah alguns meses. Fomos absolutamente obrigados ao jantar no jardim do Wolfgand e da Doerthe pra comemorar. Hoje tem show do Rosa Brujos no festival Rio Loco. Tem também festa de comemoração da defesa de tese da Anne Laure e eu ainda não decidi aonde passearei meu corpinho cansado. Amanhã tem Fête de la Musique e a Martha que chega de meses de Londres. Sexta tem Rio Loco, sabado tem Rio Loco e jantar de bairro do meu bairro. Domingo e segunda tem Fête du Cinema. E por aih vai, por aih vai.

Notinhas:
Que pôrra é Fête de la Musique ?
Jantar de bairro ?
Fête du Cinema ?

Aguardem que eu explico.

mercredi 20 juin 2007

Verde é a cor


Eu definitivamente nasci com o rabo pra Lua. Estava aih esperando sair a decisão que marcaria meu destino ano que vem. Angustia que soh durante duas semanas, ainda mais com a certeza que não daria certo. Saiu a decisão e, contrario a todas as expectativas, deu certo. Ui, ui, ui. Que alivio. Ou então foi Nossa Senhora Desatadora dos Nos, sempre presente e disposta.

mardi 19 juin 2007

Igualdade, fraternidade e tranquilidade

A Lolo ganha 3 mil euros (bruto) por mês. O que a coloca entre os 20% com mais altos salarios na França. O salario minimo é mil euros. Depois eu digo que isso aqui é um pais de pobres e vocês não acreditam. Em compensação, ela trabalha apenas 4 dias por semana e tira férias mais ou menos de três em três semanas, ou é essa a sensação que dah.

Pobre mas feliz. E viajando por aih. Definitivamente, fico com o sitema francês que as duas semanas de férias americanas.

(A Rebecca me diz pra parar com essa pôrra de socialismo. Mas, francamente, socialista e tomando champagne e comendo foie gras, viajando pra lugares exoticos onde o salario socialista francês rende que soh, trabalhando no maximo 35 horas por semana, escola publica gratuita e de qualidade, médico idem, ajuda pra isso e praquilo. Why not?!!! Aias, por que Deus meu eles elegeram o Sarkosy?!!!)

lundi 11 juin 2007

Je me fais chier au boulot

Uma dessas coisas engraçadas da internet é o Devinettor (www.devinettor.com) que advinha quem é a celebridade em quem você pensou. Testem mas porfa, pensem em alguém meio internacional. Do Brasil, Pelé e Lula funcionam mas Xuxa não.

vendredi 8 juin 2007

Um, dois, três

Muita gente prefere fazer as continhas, rodar as regressãoes, escrever os programas, à escrever. Sempre digo que no problem, façam os programas aih que eu escrevo o que vocês quiserem. Menos a conclusão. Escrever conclusão é chatasso. A unica coisa boa é que, quando chega a hora de escrever a conclusão, quer dizer que o resto todo esta feito, resultado, entabulado e escrito. Mas, também quer dizer que quando chega a hora de escrever a conclusão, a pessoa estah de saco mais que cheio do artigo.

mardi 5 juin 2007

Nos não vamos pagar nada

Nas minhas vagas lembranças constava que Smoking, aquele do Alan Resnais e que eu jamais vira, era otchimo. Assim, quando me deparei com ele dando bobeira na Mediateque, levei-o saltitante pra casa.

Pôurra.

Filme muito chato, muito chato, muito chato. Não é nem bonito, nem engraçdo, nem reflete sobre a vida, o mundo ou os extra terrestres. O filme é sobre nada, soh serve pra encher o saco da pobre pessoa que o assiste.

Vocês são doidos de dizer que é bom.

Bom é a Mediateque, essa gigantesca FNAC, de onde você sai sempre com enorme sacola cheia de discos, filmes e livros e não paga nada.

lundi 4 juin 2007

Domingo no Parque das Delicias

O programa de domingo foi jantar nos três melhores restaurantes de Toulouse e em um de Lyon, outro de Marseille e outro do Gers, ao mesmo tempo e por 5 euros.

Yes.

O evento se chama Fooding e faz parte da Campanha contra a Fome. Você paga 5 euros pra entrar no jardim do museu dos Abbatoirs e sai degustando por aih. Rola um menu completo, cada restaurante responsavel por um prato. O menu detalhado estah aqui Meu favorito foi o confit de cabrito com berigela aos agrumes, chantilly ao cuminho e caramelo de tomate do Le Puits Saint Jacques. Quando eu passar pelo Gers, ele vai se ver comigo.

Outra delicia que hoje eu ainda lembrava e queria repetir foi o atum vermelho cru com coulis de beterrada sobre rolinho primavera de atum com queijo de cabra. Mortel. Do L’Amphitryion, Toulouse.

A unica decepção foi a saladinha de agrião, gostosinha mas fala sério, do Michel Sarran, o super cozinheiro duas estrelas Michelin de Toulouse. Imagino que o problema é que ele não precisa de mais fãs.