lundi 21 août 2006

Aventuras Croatas



  • Abrimos com chave de perrengue. Cruzamos a fronteira Slovênia às 3 da manhã, depois de horas, de engarrafamentos, caminhões gigantescos, sol demais e sol de menos. Montamos as barracas nas montanhas e desmaiamos. Três horas depois, a maior tempestade do mundo nos empurra de volta por carro. Os quatro aboletados no carro esperando estiar. Entramos na Croacia exaustos pra nos deparar com a area industrial, os milhões de turistas feios e um tempo merda. Mas a medida que a estrada ia passando, o tempo ia melhorando, as industrias acabaram, os turistas rarearam. Paramos num canto pra admirar a vista. La embaixo, uma pontinha de mar em forma de praia, essa ai da foto. O paraiso. Descemos pro primeiro banho, dormimos por la, num apartamento delicioso. Jantamos como reis, peixe azul pescado no dia, preparado e oferecido pelo logeur.
  • São quilômetros e quilômetros de Rio-Santos. Não tem nem dois metros de costa reta. é o mar que entra, faz volta, saco, saquinho, sai, entra de novo, se enrosca. E seco. Mais seco no norte que no sul. Não é exatamente falta d'agua. é o vento que varre a possibilidade de vida. às vezes acho que estou em Marseille, às vezes é o sertão, às vezes é a Lua. E o mar, e o mar, e o mar azul-verde-turquesa.
  • A lingua é uma loucura. Não da pra reconhecer nehuma palavra, nunca. Eles adoram consoantes. Passamos por Trst e Brbinj, Croacia em Croata é Hrvastska, obrigado é hvala e praça é tgr. Eles adoram acento circunflexo, mas de cabeça pra baixo e em cima do s, do c e do z.
  • O cheiro é de peixe fresco frito.
  • Tem velha pra caralho. Alias, tem mulher pra caralho.

à suivre

3 commentaires:

Anonyme a dit…

Que irado. Eu quero muito viajar!

Anonyme a dit…

Maravilha de descrição - eu tb quero muito viajar. Mas sem as perrenguices, que já não tenho idade para viver certas coisas. e que língua é essa? Além dos acentos de cabeça para baixo, e do excesso de consoantes, eles cortam o d. Bizarre.

Anonyme a dit…

ai, ai...