jeudi 22 février 2007

La Môme Piaf





Là nos idos, quando eu ouvia Edith Piaf (raramente), o que vinha na cabeça era uma coisa meio romantiquê, meio lacrimogilda, meio intelô. E aih queridinhos, eu descobri que Edith Piaf é na verdade hard core punk rock.

é, eu fui ver o filme. Ela tem uma voz duca, pra começar. Daquelas que sai là do fundo das tripas e soh deixa uma opção pro ouvinte, a de se emocionar. Na vida pessoal, ela era rock'n'roll, doida e insuportavel, como toda boa estrela deveria ser. E soh se fodeu. Ai, ai, ai. O filme, pra completar a tragédia, resolveu provar que ela soh se fodeu. A pessoa sai meio tratorada do cinema, sabe com é que é. O filme é muito bem feito, a atriz estah excelente e eu gostei. Mas, sei não, sempre fico meio puta quando alguém tenta me tratorar.

Soh chorei a partir das tantas. O Julien tem a mania pentelha de me olhar a cada momento que ele julga emocionante de um filme pra verificar se eu estou chorando. Em respostinha, eu me contenho. Mas aih, depois de tantas, vieram os primeiros acordes de rien, rien de rien, je ne regrette rien, ni le bien, ni le mal, tout ça m'est bien égal e poluf, o soluço engasgado explodiu na garganta. E aih foi até o fim.

Estavamos no UGC, o Cinemax local. Eles tem a mania irritante e desrespeituosa de acender as luzes assim que aparece a primeira palavrinha dos créditos. Ou seja, não tem câmara de descompressão pra voltar à realidade, não tem escurinho pra você deixar rolar aquelas lagrimas remanescentes, enxugar o rosto, desavermelhar os olhos etc. Pah poum e você tem que imediatamente olhar sorrindo pra todos e todas, e aih gostou do filme?

7 commentaires:

Anonyme a dit…

Ih! Deu um super up no blog né? Pois é menina, precisamos escrever sempre, sem essa de inspiração e deixar p/ outro dia. Já dizia Clarice Lispector... Olha, se eu tivesse visto esse filme eu choraria nos primeiros 5 minutos, tenho certeza! Semestre passado, Beth, a nossa prof de français, deu uma carta que a Piaf escreveu no fim da vida. É muuuuuuito rock n´roll. A mulher teve uma vida p/ lá de sofrida. Fiquei boba porque eu não conhecia metade da história. Essa carta é tipo uma relíquia de Beth. Vc já leu?

Ah, te email depois contando as news do carnaval! :)

beijos e saudades

Alice

Helena a dit…

Alice, nunca li mas se eu ouvi Edith Piaf alguma vez antes de vir pra cah foi graças a ela. Beijinho.

Anonyme a dit…

eu detesto isso
por isso eu sei que sou considerada uma pessoa cheia de mudanças de humor, por que depois de um filme assim, por exemplo, em vez que começar a sorir eu fecho a cara e fico sentada por dez minutos na poltrona me recompondo.
e respondo com movimentos de cabeça.
e nunca digo se gostei ou não o filme.

Anonyme a dit…

Gostei, Helena! Tem previsão de quando virá pro Brasil? Quem é que faz o papel da Piaf?
Um beijo!

Helena a dit…

O nome da atriz é Marion Cotillard e ela é linda (não no filme).

Anonyme a dit…

Helena, inspiradíssima nesse seu post escrevi um lá no meu blog e cito o seu! Dá uma lida depois! beijos

Anonyme a dit…

Li muito sobre este filme numa revista de cinema e o trabalho da atriz foi considerado fantastique. Pela história de vida de Piaf dá para entender mais suas chansons e a dramaticidade contida em todas elas. "Je ne regrette rien" é demais. Será que passa no Brasa? Bjs