mardi 27 février 2007

Musica Klezmer

Em yiddish, klezmer quer dizer musica. A partir do inicio do século XX, passou a designar a musica tradicional tocada em festas e casamentos de comunidades judias da Europa do Leste desde a idade média. O estilo musical atravessou séculos e teve continuidade com os imigrantes judeus em Nova York, a partir dos 1920. Durante um tempo, a musica klezmer ficou meio fora de moda. Nos anos 70, musicos de destaque voltaram a se interessar pelo gênero. Rolou um revival com novas interpretações e novas composições que, apesar de guardarem as bases tradicionais do klezmer, fundiram, se reviraram, se contemporanizaram.

A musica klezmer é principalmente instrumental. Os intrumentos daorchestra de klezmer tipica são: violino, cimbale, baixo, violocello e flauta. Bandas de jazz-klezmer, por outro lado, parecem muito com uma banda de jazz, onde a clarineta é usada para a melodia.

Talvez um dos caras mais conhecidos de jazz-klezmer hoje (ou ao menos é o cara mais conhecido por mim!) é o David Krakauer

No site dele, tem algumas musicas online pra quem estiver curioso.

Mais informações:
Wikipedia em inglês
Wikipedia em francês
Borzykowski/
Berkeley
David Krakauer

4 commentaires:

Anonyme a dit…

Boas dicas. Nunca tinha ouvido falar e acho que são influências julienísticas, não são não? Bjs

Anonyme a dit…

oi, helena, aqui no Rio tem uma banda de klezmer, conheço os caras. mas nunca ouvi, falta curiosidade. um dia desses vou e te conto.

Helena a dit…

Andrea, não sabia que rolava por aih. Fiquei curiosa. Se vc ouvir, me conta aih.

Anonyme a dit…

Helen,

no filme 'Dummy' (com Adrie Brody, muito legal) tem uma garota (Milla Jovovich) que tem uma banda punk, e que é contratada pra tocar Yiddish Klezmer Music num casamento.