lundi 26 mars 2007

Baixio das Bestas

Fomos fumar um cigarro sob a marquise esperando a sessão começar. Na noite de chuva, embaixo da marquise estava quase tão lotado quanto o pequeno hall de entrada do ABC. A maioria, como é sempre o caso em filme brasileiro no Festival de Cinema Latino-Americano, eram excitados conterrâneos. De repente, um mais excitado que os outros grita impropérios do meio da multidão. Eu pensei, ai um bêbado enfurecido. Mas não, era o diretor. Quem o conhece, ao menos de fama, sabe do que estou falando.

Entramos e sentamos lah na frente. Veio uma mulher pra apresentar o filme, segundo longa do diretor que recebeu prêmio em Toulouse pelo primeiro, bla, bla, bla. Depois o diretor resolveu falar, em português e a mulher ia traduzindo. Eu fiquei olhando pra ponta dos pés de vergonha. Quem o conhece, ao menos de fama, sabe do que estou falando. O Julien comentou que ele achava que não estava entendendo nada e quando a mulher traduzia ele percebia que estava entendendo tudo, o cara é que não falava nada com nada. é. O Julien também comentou que o cara estava muito doido.

"... e boa projeção!" Ufa! Quando o escuro do cinema é mais que um prazer, um alivio. O filme começou.

E o filme é do caralho. Muito duro, escroto, e muito bom. A fotografia é magnifica, os atores estão bem, e é tão tão Brasil que dah medo e deprime. Você olha aquele horror e se diz o pior é que é verdade.

E mais eu não conto. Quem irah, verah.

4 commentaires:

Anonyme a dit…

Fi, conta aí quem é a peça rara e o que ele dirigiu. Até para eu entender um pouco mais o que vc está falando. Posso encaminhar para ao kinemail? Ou pelo menos os resultados? bjs

Helena a dit…

Mãe, soh os resultados! O diretor é o Claudio Assis e o filme é Baixio das Bestas.

Anonyme a dit…

Helen, quem não sabe que ele faz isso? É horrível, eu te digo, tão horrível que eu evito ir se eu sei que ele vai. Dá vergonha. Entendo mesmo.
Quanto ao : "pior é que é verdade", confesso que tenho uma enorme teoria a respeito (claro) Quando voltar do trabalho faço um post, ok?

dacosta a dit…

Heleninha,

Walter Carvalho é o cara em fotografia nacional, d + ! Ainda não vi esse filme, vi o amarelo manga e adorei. Pelo visto esse é 'amarelo verde cana' como classificou o próprio Walter.

Irei ver certamente, e prepararei minhas entranhas.

Agora entendi que este foi o filme do festival, estive lendo de trás pra frente, que é ótimo tb.

A fama dele vai ao largo ...

bjz