mardi 17 juillet 2007

Dia das Bruxas nas caves subterrãneas de Saint Emilion

Os tuneis subterraneos existem embaixo da cidade inteira hah uns 20 séculos. Começaram a ser usados como caves para produção e estoque de vinho em meados do século XIX. O conjunto subterrãneo que visitamos mede 6 mil metros quadrados e abriga 500 mil garrafas de Crémant em diversos estagios do processo de produção e incrições de rebeldes e revolucionarios da Revolução de 1848 falando de monarquia e republica. A cave é perfeita para a produção de Crémant porque a temperatura lah dentro é estavel, igual a 12 graus centigrados durante o ano todo (para o vinho tinto, por exemplo, a temperatura ideal é um pouco mais alta, entre 15 e 16 graus).

O Crémant é um champagne que por ser produzido na região de Bordeaux e não na Champagne não pode ser chamado de champagne nem cobrar tão caro. Uma boa garrafa de Crémant custa por volta dos 9 euros, uma boa de Champagne não custa menos de 15 euros. Mas o processo de fabricação é idêntico. O primo enologo do amigo nos explicou tudo. Na hora eu ouvi, entendi, achei super interessante, fiz varias perguntas inteligentes mas claro que agora soh me lembro de bits and pieces, sempre com o risco de estar inventando alguma parte ou algum nome. Procurem na Wikipedia que deve ter.

A cidade é linda e recomendo a visita a quem passar por perto da região. E super turistica e deve ficar entupida de gringo nos fim de semanas e alta estação (ouvimos varios ingleses). Mas tah valendo. O vinho Saint Emilion é super conhecido e prestigiado mas o preço é salgado. As garrafas mais baratas ficam em torno de 10 euros e se for pra comprar um Saint Emilion de 10 euros então é melhor comprar um outro Grand Vin de Bordeaux por uns 7 que a qualidade vai ser, em geral, maior.

Aucun commentaire: