mardi 24 juillet 2007

Velouté Glacé de Abobrinha

Eu desconfio de receitas salgadas que não contenham alho e cebola e ervas aromaticas. Mas experimentei uma receitinha nova, super estival. Delicia. Facilima. Bunitchinha. Bestinha. Super recomendo e não tem alho nem cebola nem ervas aromaticas e não precisa. Eu me segurei pra não acrescentar nenhuma folha de manjericão e fiz bem de me segurar que o gorgonzola cumpre bem o papel de tempero.

Ingredientes para quatro pessoas
(na boa, as quantidades são altamente negociaveis. Quando eu fiz, não medi nada. Tudo vai depender, claro, do tamanho das suas abobrinhas.)

4 abobrinhas
1 tomate
1 bola de mozarella
100 g de gorgonzola (eu fiz com Roquefort. Tenho certeza que qualquer queijo azul funciona)
azeite
30 cl de creme de leite (da proxima vez farei com iogurte natural ou, pelo menos, metade iogurte, metade creme de leite)

Modo de fazer
Sem descasca-las, corte as abobrinhas em cubos.
Cozinhe no vapor com um pouco de sal durante uns 15 minutos. Bata no liquidificador a abobrinha cozida, o creme de leite e o gorgonzola. Acrescente sal e pimenta do reino a gosto. Coloque na geladeira até hora de servir (não servir imediatamente depois porque não dah tempo da parada esfriar e o objetivo é ter um velouté frio entonces…)
Corte os tomates e a mozarella em cubinhos (tire os caroços do tomate), misture e acrescente um pouco de sal e azeite. Guarde na geladeira.


Na hora de servir, leve à mesa o velouté em cumbuquinhas individuais e acrescente em cada cumbuca um pouco da salada tomates com mozarella.

lundi 23 juillet 2007

Gafe mega af

Dia 21 de julho é, além da data do casamento da Rebecca, o dia da festa nacional belga. No meio das festividades, jornalistasmalvados resolveram testar o conhecimento civico de algumas autoridades. Entre outros, pediram ao futuro primeiro ministro Yves Leterne que cantasse o hino nacional do pais. Ao que o futuro primeiro ministro respondeu com La Marseillaise.

Noticia no Le Monde.



Em tempo. O hino belga se chama "La Brabançonne":

Ô Belgique, ô mère chérie,
À toi nos cœurs, à toi nos bras,
À toi notre sang, ô Patrie !
Nous le jurons tous, tu vivras !
Tu vivras toujours grande et belle
Et ton invincible unité
Aura pour devise immortelle :
Le Roi, la Loi, la Liberté !
Le Roi, la Loi, la Liberté !
Le Roi, la Loi, la Liberté !


mercredi 18 juillet 2007

Viu que eu devia ter ficado em casa?

Slot Allowances



Os caras tiraram umas fotos pra mostrar que, em publicidade, não adianta soh ser criativo e engraçadinho tem que escolher bem onde você vai enfiar a propaganda. Achei o « unfortunately placed add » acima irresistivel.

Outros aqui.

mardi 17 juillet 2007

Dia das Bruxas nas caves subterrãneas de Saint Emilion

Os tuneis subterraneos existem embaixo da cidade inteira hah uns 20 séculos. Começaram a ser usados como caves para produção e estoque de vinho em meados do século XIX. O conjunto subterrãneo que visitamos mede 6 mil metros quadrados e abriga 500 mil garrafas de Crémant em diversos estagios do processo de produção e incrições de rebeldes e revolucionarios da Revolução de 1848 falando de monarquia e republica. A cave é perfeita para a produção de Crémant porque a temperatura lah dentro é estavel, igual a 12 graus centigrados durante o ano todo (para o vinho tinto, por exemplo, a temperatura ideal é um pouco mais alta, entre 15 e 16 graus).

O Crémant é um champagne que por ser produzido na região de Bordeaux e não na Champagne não pode ser chamado de champagne nem cobrar tão caro. Uma boa garrafa de Crémant custa por volta dos 9 euros, uma boa de Champagne não custa menos de 15 euros. Mas o processo de fabricação é idêntico. O primo enologo do amigo nos explicou tudo. Na hora eu ouvi, entendi, achei super interessante, fiz varias perguntas inteligentes mas claro que agora soh me lembro de bits and pieces, sempre com o risco de estar inventando alguma parte ou algum nome. Procurem na Wikipedia que deve ter.

A cidade é linda e recomendo a visita a quem passar por perto da região. E super turistica e deve ficar entupida de gringo nos fim de semanas e alta estação (ouvimos varios ingleses). Mas tah valendo. O vinho Saint Emilion é super conhecido e prestigiado mas o preço é salgado. As garrafas mais baratas ficam em torno de 10 euros e se for pra comprar um Saint Emilion de 10 euros então é melhor comprar um outro Grand Vin de Bordeaux por uns 7 que a qualidade vai ser, em geral, maior.

lundi 16 juillet 2007

Your Political Profile:

Overall: 25% Conservative, 75% Liberal

Social Issues: 25% Conservative, 75% Liberal

Personal Responsibility: 0% Conservative, 100% Liberal

Fiscal Issues: 50% Conservative, 50% Liberal

Ethics: 25% Conservative, 75% Liberal

Defense and Crime: 25% Conservative, 75% Liberal

vendredi 6 juillet 2007

Presente de Grego

A China usa os pandas gigantes como presente diplomático, que envia a países ou territórios com os quais deseja melhorar as suas relações, como Japão, Estados Unidos, Taiwan e Hong Kong. O centro Chengdu vai enviar dois deles à Espanha este ano.

Bola de Cristal


Finalmente, nos somos melhor que qualquer vidente. Descobri no Freakonomics uma parada que se chama prediction markets. Parece mercado de futuros mas onde você aposta em coisas como quem vai ganhar o Oscar de melhor ator ou se o governo americano vai ou não vai prender o Bin Laden. Os mercados estão na internet e aih vamos todos nos lah, eu você e seu vizinho, apostar quem vai ganhar, se vai ou não vai prender. O objetivo não é a aposta em si (a não ser pra mim, pra você e o seu vizinho). A aposta de dinheiro de verdade é apenas um mecanismo pra nos incentivar a dizer o que a gente realmente acha que vai acontecer (em vez de ficar de sacanagem). O fim da parada é prever o que vai rolar no mundo, daih prediction markets, daih vidente. Bom, poderia ser soh mais uma bizarrice dessas muitas que o povo inventa mas o surpreendente e interessante aqui é que, no final das contas, os prediction markets prevêem o futuro com enorme precisão. Viu?, a verdade estah no fundo dos nossos corações.

P.S. : Obrigada a Raquel pelo toque sobre o blog Freakonomics, do Levitt & Cia. Interessante, recomendo. E não precisa ser economista, de jeito nenhum. A gente identifica sempre no fundo aquela logica perfeita caracteristica mas os temas são variados.

mardi 3 juillet 2007

Noticias curtas depois de nenhuma noticia


A melhor coisa do fim de semana foi definitivamente Persepolis no domingo à tarde de cinema. Não percam. Mas teve também banho de rio e piquenique e re-jogar buraco depois de quase 20 anos. A gente teve até que olhar na internet pra lembrar que uma canastra suja vale 100 e uma limpa, 200. Em francês, buraco se chama ramier (ou é biriba que se chama ramier ?)


°°°
Semana passada teve a festa comemorativa do Toulouse School of Economics. Rolou cocktail com comidinhas e cascata de chocolate e banda de jazz e de rock. E eu jurando que ninguém dançava que os nerds daqui são nerds sérios, não tem essa coisa de ser nerd e ir sambar na Lapa. Mas engano, dançaram. O melhor da festa foi, claro, assistir ao embalos do Tirole e do Patrick Rey. Mas nerd aqui é nerd sério e eles estudaram foi muito nas aulas de dança de salão* antes de suarem na pista.

*na verdade, aula de rock anos 50.

°°°
Soldes! Soldes! Soldes!

°°°
Aih eu vou com Raquel, amanhã de manhã, comprar roupa pros amores respectivos que Luciano diz que é a mulher mesmo que tem que comprar a roupa do marido. Muita cara de pau. Mas quando o Julien ficou sabendo, achou lindo. Sei não, estou me deixando escravizar.