mardi 2 mai 2006

Lobisomem


No domingo à noite teve mesmo soirée jogos na casa da Mathilde. Foi divertidissimo. Jogamos um jogo que eu adorei, Loup-Garou (Lobisomem).

Mais ou menos assim.

Pra começar, é preciso no minimo umas 11 pessoas. Tem um personagem que é o mestre do jogo, ou narrador. Ele começa contando que uma cidadezinha perdida no meio das montanhas, proximo ao Castelo de Montrezanie bla bla bla [criatividade do narrador pra dar a atmosfera] estah sendo atacada por lobisomens que matam os moradores na calada na noite. O narrador então sorteia os personagens entre os outros jogadores. Ninguém sabe quem é quem. Os outros personagens são dois (ou três se forem muitos jogando) lobisomens assassinos e malvados e o resto da galera é morador da cidadezinha. O objetivo do jogo, pros lobisomens, é matar todos os moradores e, para os moradores, matar todos os lobisomens. Entre os moradores, tem dois personagens importantissimos e com poderes especiais: a voyante e a bruxa.

Cai a noite na cidadezinha. Barulhos de aves noturnas, galhos que se balançam no medo, a luz se apaga, todos dormem [= geral de olho fechado menos o narrador]. A voyante acorda... Ela tem o poder de, uma vez por noite, descobrir a verdadeira identidade de um dos jogadores. Ela designa o suspeito e o narrador mostra a identidade secreta do supeito. A voyante volta a dormir.

Os lobisomens acordam... Eles designam um jogador que serah morto aquela noite. Os lobisomens voltam a dormir.

A bruxa acorda. O narrador avisa quem foi morto aquela noite. A bruxa tem dois poderes: o de envenar (e matar) alguém e o de ressucitar alguém. Cada um desses poderes soh pode ser usado uma vez na partida. A bruxa decide se quer envenenar ou ressucitar alguém. A bruxa volta a dormir.

O dia amanhece, todos acordam. O narrador conta se alguém morreu aquela noite (os lobisomens sempre matam alguém mas a bruxa pode ter ressucitado a vitima), quantos morreram (os lobisomens matam soh um mas a bruxa pode ter envenenado alguém) e quem morreu. Quem morreu não participa mais do jogo. Morto não dah pitaco.

Durante o dia todos discutem para decidir quem vai ser eliminado do jogo (uma pessao por dia). Ah, eu estou meio desconfiado que a Helena é um lobisomem. Aih eu me defendo, tento jogar a batata quente pra outro etc etc etc. A voyante sabe ao menos a identidade de um mas ela tem que tomar cuidado. Se os lobisomens descobrem quem é a voyante, ela é morta certo na noite seguinte! Todo mundo vota, quem tem mais votos morre.

Cai a noite novamente.

E assim por diante. Até sobrar soh morador ou soh lobisomem.

Mais detalhes, dêem uma olhada aqui: Les Loup-Garous (pra quem lê em inglês ou francês).

4 commentaires:

Anonyme a dit…

Jah joguei isso no Andrews, por volta da quarta-serie primaria. Soh que nao eram lobisomens, e sim meros assassinos humanos versus detetives. Mais condizente com a realidade carioca? Talvez nao, mais para serial killer norte-americano do que bandido de carreira. Hahaha.
Grande Andrews.

Anonyme a dit…

detetive eu tb já joguei, mas esse parece mais legal. Quem morre (pelos lobisomens ou pro voto) tem a identidade revelada?

Helena a dit…

é mais legal que assassino, muito mais pq tem a parada da discussão depois e outros personagens. Sim,quem morre tem a identidade revelada. Paulinho, esse post foi pensando em vc. Beijos mil.

Anonyme a dit…

Eu já estou planejando uma noite dos lobisomens por aqui.
Mil beijos.