mercredi 23 août 2006

Telascica e o perrengue


O maior perrengue do mundo foi, como normalmente é o caso, o resultado de uma sucessão de decisões erradas. O inabitual foi que acabamos fechando o dia com chave de ouro. A partir de um momento, o angulo dos planetas mudou e tudo começou a dar certo e pudemos curtir a plenos pulmões as delicias da ilha de Dugi Otok.
Primeiro a gente decidiu partir pra ilha sem o carro, porque era meio caro e a gente ia visitar um parque natural e em parque natural não se vai de carro. Chegamos de barco à Brjinj com a intenção de pegar um ônibus até Sali, vilazinha ao lado do parque de Telascica. Primeiro erro: no hay bus até Sali. Metemos o dedão pra fora e conseguimmos uma carona com um Salinense que voltava pra casa e que nos disse que que a vida na época do comunismo não era muito diferente da vida agora (???).
Sali é um charme so, delicia total. Ficamos logo loucos de vontade de passar a noite na ilha. Antes de Telascica, portanto, fomos procurar um apartamento pra alugar. Erro 2. Gastamos quase duas horas e meia nessa brincadeira, indo de porta em porta e vai ver no fulano la em cima, vai ver na ciclana la embaixo e etceteras. Não tinha nada vago. (info à posteriori: o povo reserva lugar pra ficar em Sali com a séculos de antecedência e no minimo por uma semana).
Deparados com o insucesso da busca pelo teto sagrado, começamos a andar em direção ao Parque. Bom, a "trilha" era a estrada sob o sol fustigante. A caminhada, de uns desagradaveis 45 minutos e dentro do parque seriam mais quilometros e quilômetros. Mas a gente estava exausto e em unissono, daqui não saio. Porque, além de tudo, ali o mar fazia uma lagoa e a gente queria era boiar. E depois tinha que andar tudo de volta e arranjar um jeito pra chegar não sei onde pra pegar o barco de volta e tudo isso em 4 horas.
Foi ai que vimos um barco pra alugar e os planetas se mexeram. Alugamos o barco e saimos navegando por ai, chegamos ao lago salgado separado do mar por falésias, passamos por ilhas, por outros barcos e fomos os mais felizes do mundo. Telascica é, na verdade, um dos lugares mais lindos que ja vi. Na foto, os mares por nos navegados.
E o cara que nos alugou o barco ainda nos levou de carro até o porto. E no porto estava rolando uma festa de rua. E nos jantamos costeleta de porco feita na hora na churrasqueira montada na rua e um prato de lentilha saido de um caldeirão.
E pegamos o barco e achamos um apartamento pra dormir no continente e dormimos o sono dos justos.

5 commentaires:

Anonyme a dit…

Ai que delícia. Tudo de bom! A experiência em terras croatas, as aventuras, o mar e os deuses conspirando a nosso favor. Muito bom. Mil beijos

Anonyme a dit…

que máximo Hellen, e agora andas por onde? Acabaram as férias ou ainda tem mais?
Queria te ligar.
Confesso que quando te mandei um e-mail e a resposta veio: fui pra Croácia eu inicialmente achei que era mentira. hahaha.
Foi mal mas daqui do mundo do Bush parece mentira mesmo. Eu não aguento mais esse país.

Anonyme a dit…

P.S. Lenine é que nem baiacu, fia, só como quem tá acostumado...

Anonyme a dit…

filha, é demais. Que foto mais linda,que paisagem mais diferente, sem falar na cor da água. Boa para boiar "qui nem" capivara? viajão.

bjs

Anonyme a dit…

Oi priminha que legal!!! Foto linda!!! Adorei, bj Saudades

Reca