lundi 28 août 2006

Bosnia I Heczergovna


  • Primeiras Impressões. Em todas as fronteiras passamos quase 60 segundos. O tempo de dar os passaportes, o cara olhar as fotos e devolvê-los. Na fronteira com a Bosnia, passamos uns trinta minutos. O cara olhou e olhou os passaportes. Depois pediu os documentos do carro. Depois entrou com tudo na casinha e ficou la horas. Enquanto isso nos perguntavamos se ele ia nos manter como reféns, se ia nos obrigar a dormir ali, se ia nos jogar no calabouço. Ele voltou, disse ok, welcome, bye e nos entramos num mundo de montanhas e curvas e nenhum sinal de civilização. Até a primeira de muitas placas com uma caveira pedindo cuidado com campo minado.
  • é assim, são duas regiões. No norte a Bosnia, no sul a Heczergovna. Junta as duas bandas e desenha uma mão em cima. Dentro da mão é a Republica da Bosnia I Heczergovna, catolicos croatas e mulsumanos. Fora da mão é a Rebublica Serbia da Bosnia I Heczergovna, cristãos ortodoxos sérbios e alfabeto sirilico. Tudo isso num micro pais. O lider politico é um inglês indicado por instituições internacionais, a moeda é o deutch mark e o desemprego é de até 60% nas principais cidades.
  • Chegamos à Trebinje (fora da mão) às 8 da noite. Encontramos um hotel e o preço era 60 euros por casal. Não, muito caro. O cara nos mostrou um quarto pra quatro, 70 euros. Não. Ele baixou pra 50. Não. Saimos de la com a noite baixando. O plano era sair da cidade e encotrar outro pico pra dormir. Com a caminhada, começou a bater a preocupação. Nesse pais de rarissimas cidades, onde a gente ia encontrar uma cama? Acampar por ai, hors de question com todas as placas de caveira. E ai os caras do hotel apareceram numa vespa, diminuindo o preço pra 30 euros pros 4. Foi ai que a gente parou a ter medo da Bosnia e começou a achar tudo otimo. Encontramos um restaurante fofo e delicioso e baratérrimo onde dono nos convidou pra tomar uma rakjia (aguardente de la) como digestivo. Perambulamos pelas ruas cheias de gente e de bares e tomamos a cerveja mais barata do mundo num terraço em frente do rio.
  • Depois que você se acostuma com a quantidade de bares e a animação noturna de Trebinje, nota que todo mundo (quase) sentado nos bares é homem e todo mundo (quase) andando nas ruas é mulher. Eu so vi um casal ou grupo misto e eles tinham uns 50 anos. De 30 pra baixo é cada sexo no seu canto.
  • Os homens de BIH tem todos 1m90, moreno de barba cerrada e ombros largos, às vezes olhos claros. Uma coisa meio italiano alto e sem viadagem.

4 commentaires:

Anonyme a dit…

Bosnia. tô muito orgulhosa dessa sua viagem Helen, posso dizer sem medo que você é minha amiga mais aventureira.

Anonyme a dit…

Oi Matola!! Tô rindo até agora da descrição "coisa meio italiano alto e sem viadagem"...maravilhosa!!! (para quem não é italiano pelo menos)

Bjs
Fred

Anonyme a dit…

Ai! que medo. Mas de repente tudo que me pareceu tão soturno ficou tão alegre. Sem dúvida é uma viagem muuuuito diferente. Bjs

Anonyme a dit…

realismo com cor, credo, sexo ...
chocada,
fascinada,
parabéns