mercredi 14 mars 2007

Ainda sobre sexo: O que é que o homem tem que a mulher não tem?

Hah alguns anos eu era capaz de gritar se alguém viesse com um papo os homens são assim, as mulheres, assado. (é, naquela época eu gritava. Não acontece mais. E nas rarissimas vezes em que acontece, eu sinto muita raiva do idiota que atiçou tanto e disse tanta besteira com cara de dizer a verdade que me fez recair. A ultima vez que gritei foi hah uns 3 anos, no Circo Voador -que na França é que eu não grito mesmo, claro. Eu estava meio bêbada, provavelmente, o que deve ter ajudado a tarefa do infeliz provocador. Mas eu tenho implicância dele até hoje.) Eu simplesmente não aceitava essa idéia das diferenças de gênero, além das obvias, obviamente (pênis e vagina). E tinha um problema sério com tentativas de generalização. E não conhecia nem homem nem mulher, além do meu pai e da minha mãe. Eu era uma menina e os meus namorados (quando chegou a hora dos namorados) eram meninos. Além de tudo, a gente morava bem separado. E principalmente eu era jovem, idealista e ignorante.

Tudo mudou. Depois de muito esforço emocional e depois de ser bombardeada por evidências, eu aceitei a Diferença no meu coração. Não sei se é soh e prioritariamente genético, se é cultural, se é ilusão de otica. Mas o homem tem mais que soh cabelo no queixo e um peito cabeludo. E a mulher também.

O interessante é que aceitar as diferenças me fez gostar ainda mais dos homens mas também e principalmente me apaixonar pelo universo feminino. Eu não tinha muito saco nem pra universo feminino (que não existia antes de eu aceitar que homem e mulher são diferentes) e nem pra mulher. As unicas mulheres na minha vida eram as minhas melhores amigas. O resto, amigo, conhecido, colega, eram homens. E agora não. Tenho buscado entrar nesse outro mundo onde nem todo mundo gosta de futebol mas onde eu me identifico e reconheço e me redescubro. E não, não é um universo rosa, apesar da doçura (muito chocolate nessa hora). É um universo de força, de intuição, de vontade de sobreviver. é sinuoso,tem muito mais curvas que o mundo de bola na trave dos homens. E as vezes histérico e chato, mas maternal, e vai além das compras (apesar de sim, é verdade, toda mulher gosta de fazer compras).

***

E quanto mais eu aceito e adoro as mulheres, menos eu compreendo um casamento entre mulheres homossexuais. Não minha gente, é mulher demais em convivio quotidiano. Tudo bem gostar de sexo entre mulheres. Gosto é assim, cada um tem o seu. Mas casar? Eu não entendo. Um dia estava jogando conversa fora com uma grande amiga, casada com uma mulher. Falavamos de engordar e celulite (não, mulher não fala soh de engordar, celulite e moda, mas às vezes acontece. Na verdade, mulher fala muito mais de pau do que dessas outras coisas. Com essa amiga em parituclar, a gente fala pouco de pau especificamente, porque, digamos, ela tem pouco contato com o assunto). E aih ela comenta «Eu engordo na barriga, a fulana (a esposa) engorda na bunda». Essa simples frase fez explodir uma bomba de compreensão na minha cabeça. Foi lah, naquele instante que eu percebi pela primeira vez o horror de um casamento entre duas mulheres. é muita bunda, é muita calcinha, é muita menstruação, é muito chocolate, é muita mulher mulher mulher e suas forças incontrolaveis da natureza numa mesma casa.

5 commentaires:

Anonyme a dit…

Helena, sensacional esse texto!!! E, te imagino tanto no circo voador gritando com um menino que diz "besteiras"... hehehe Amei muito. E concordo com tudo e principalmente em relação a casamento entre mulheres. É muita progesterona e estrogeno juntos!!!! Fora que os ciclos sao diferentes e o encontro da baixa de um com a alta do outro, ui! Fatal! Acho que para uma mulher na TPM, por exemplo, nada como uma boa e velha testosterona p/ acalmar meus ânimos! ;) beijos

Anonyme a dit…

ok, longa pausa para reflexão...
eu também tento não gritar mais, mas parece que você anda mais bem sucedida que eu...
sabe que às vezes eu acho o contrário? às vezes eu acho que um casamento só de mulheres teria suas vantagens, o problema é o sexo, que esse eu tenho nojinho (mentira, é que eu gosto mesmo é de pau...). Mas a casa, a geladeira, eu poderia ter uma outra mulher na minha vida pra ser mulher, engordar diferente, me ajudar a ser mais mulher.
Sabe que tenho falado muito disso, tenho pensado muito nisso, tenho até escrito sobre isso, sobre mulheres, homens e diferenças. E até concordo que as mulheres são incontroláveis, por isso que a minha amiga tem uma "casinha de cachorro" uma espécie de garagem convertida no quintal, que é pra onde ela se muda de vez em quando quando a vida com a mulher dela fica muito cheia de "energia feminina" e tudo começa a explodir em volta. Por outro lado imagina o casamento entre dois homens, muita cueca, se eles forem bofinhos, muita frescurinha se eles forem bonecas. Tudo tem seu equilíbrio. No meu casamento por exemplo tem excesso de sotaque, e no seu?

Anonyme a dit…

Engraçado que Minde estava outro dia dizendo justamente que, pra ela, sexo tem que ser mesmo homem+mulher, mas que casamento devia ser somente entre pessoas do mesmo sexo. E que assim seria bem mais fácil. Eu concordo com Alice que duas TPMs, em momentos distindos, é muita TPM prum mês só. Mas talvés a outra saiba melhor como lhe dar (apesar de que, qualquer um, homem ou mulher, tem que aprender, se não tá fodido).
Eu acho mesmo é que, independente do sexo, tem que ser balanceado: nem muito diferente, nem muito igual.

Anonyme a dit…

Outro dia li que está comprovado cientificamente, ou melhor, biologicamente, porque mulher tem prisão de ventre e homem não (a vida real sempre mostrou isso). Então imaginem 2 TPMs, 2 enfezadas...Nossa!!
E complemento a frase do Paulinho, independente do sexo cada um tem que ser o que é, tentando balancear as diferenças na busca de adaptação e compreensão. Sei lá. Tudo isso é tão difícil. Bjs

Anonyme a dit…

Eu nunca fui casada com mulher, mas ja morei com mais 9 na epoca da faculdade. E sabe o que? essa historia de TPM em epocas diferentes do mes nao acontece nao. Os ciclos se alinham e todo mundo fica menstruado mais ou menos ao mesmo tempo. Dai quando um chega p da vida com tudo as outras gritam logo para parar de dar xilique e tudo volta ao normal. :)