jeudi 1 mars 2007

Elections Presidéntielles - Parte II


Sobre o Le Penn, no comments.

A Arlette Laguiller é a eterna candidata pelo FO. Segundo declarações, esse ano é a ultima vez. Ela é a camarada de esquerda que se veste que nem homem mal vestido, grita, e suas propostas são diminuir significativamente as taxas de juros pagas pelo estado a seus credores, democracia direta, submeter as decisões de cada grande empresa ao "controle da coletividade", e atacar os malfeitos da sociedade capitalista (eu não estou de sacanagem. Veja.)

O Bové é aquele que destroi McDonalds e plantações. Em 27/fevereiro ele foi condenado a 4 meses de prisão por destruir uma plantação de milho OGM. é o candidato da esquerda camponesa. Ele é até simpatiquinho, mas eu não tenho o menor saco pra esquerda camponesa.

O Sarkozy é o monstro. Escola Bush de manipulação e criação do medo. E aih ele se apresenta como solução do problema (o medo) que ele criou. Ele é Ministro do Interior do atual governo. Entre suas gracinhas ele proibiu que mais de 3 pessoas se reunam embaixo de um prédio. Politica securitaria, aumento do numero de policais (que na França, são tradicionalmente violentos), expulsão de imigrantes ilegais a rodo etc etc. Um charme. Se ele for eleito, a França serah menos bela. Pequena anedota: o cara é tão gente boa que o Chirac (presidente) e o Villepin (primeiro ministro), que são do partido do Sarkô, jah declararam publicamente que não votarão nele.

Nos resta, portanto, a Segô e o Bayrou. Sei pouco desses dois. Sempre tendo pro PS e eu gosto de votar em partido. Mas a Segô não estah conquistando o coração de ninguém, apesar dela ser PS e ter uma equipe séria e respeitada por tras (hohoho). Falta carisma nessa moçoila, acho. O comentario é sempre que ela não tem envergadura pra ser presidente da Republica. Eu acho isso uma babaquice. O mais correto seria: ela não tem envergadura pra GANHAR uma eleição pra presidente da Republica. Ainda mais num pais conservador e machista como a França, diga-se de passagem (sim, eu desconfio que uma parte da "falta de envergadura" esteja relacionada ao fato dela ser mulher.). Mas o grande perigo da Ségolène é que existem grandes chances que ela não leve um segundo turno contra o Sarkô. A mulher não convence.
E aih de repente é esse Bayrou, que num momento normal, jamais chegaria à presidência. Who is Bayrou? Ah, ok, politico sério, rodado etc mas menos, né? Soh que geral estah pensando em votar Bayrou, geral que vota PS sempre, geral de esquerda estah com Bayrou. E aih ele subiu nas pesquisas e quem sabe não rola um segundo turno? E no segundo turno ele deve levar contra o Sarkozy, o que, afinal de contas, é o mais importante.

4 commentaires:

Anonyme a dit…

Helena, querida, sempre que posso acompanha as eleições por aí, tenho pavor pavor do Sarkozy e adorei seu comentário sobre a escola da manipulação do Bush! hehehe Menina, fiquei super triste quando vi, aqui no Brasil, as matérias dizendo que a Ségolène tava fraquinha fraquinha perdendo votos não acreditei. Num primeiro momento eu levava a maior fé nela... Bom, por aqui, é um certo "acalento" saber que não é só no Brasil que geral tá em crise e sem um candidato convicto... beijos!

Anonyme a dit…

É! A maré não tá prá peixe aí pelas terras de Baudelaire. Sarkozy ninguém merece, como diriam alguns. E a França tb não merece ficar menos bela. Bjs

Liv Araújo a dit…

A escola do medo de Sarkozy, em mim, só serviu pra me dar muito medo dele, rs.
O fato é que Sarko me soa realmente representativo de uma parcela de franceses, que não são expoente da França bonita que conhecemos (ou idealizamos). No pouco tempo que tive para conhecer o país, convivi com pessoas que queriam saber tudo a respeito do Brasil, mas também tive a oportunidade de ter de rebater opiniões bastante machistas e coloniais a respeito do que eles achavam que o Brasil representava, por exemplo. Já aqui dentro do Brasil temos porções desses mesmos tipos de gente e um cenário político que sequer permite diferenciações entre esquerda e direita. Portanto, bon courage, rs.

Alan a dit…

Helena, gostei do texto sobre as eleições. Dividimos opiniões parecidas sobre os candidatos. Mas eu acho que o fato da Segolène ser mulher não interfere em nada a minha opinião quanto a ela, na realidade seria um ponto a favor, uma presidente mulher, mas cada vez que ela abre a boca, tenho vontade de desligar rádio, tv, ou seja lá o que for. A escolha está realmente difícil, vamos ver o que Maio nos reverva...
PS - Já tentei achar fio dental em farmácia e te garanto que aqui em Paris não encontrei. Estou 'importando' do Brasil, é a forma como os meus visitantes pagam pela estada lá em casa ;-)