lundi 23 avril 2007

Marcha ao Segundo Turno

Passou pro segundo turno quem passaria pro segundo turno. As surpresas da eleição estão em outros cantos e nem sei se são tão surpreendentes assim. A taxa de participação foi a mais alta da V Repurblica (portanto, desde 1958). Os pequenos partidos tiverem votação muito menor que a historica. A razão obvia é o voto util dos ressabiados de 2002. O Partido Comunista foi o grande perdedor, 1 e pouco por cento dos votos: os militantes choraram ao ouvir os resultados. O grande vencedor foi o Besancenot, da Ligue Comuniste Revolutionaire, com 4 e tantos por cento dos votos, mais do que o normal e a maior votação (muito maior) entre os partidos da esquerda da esquerda. Besancenot, sai dessa eleição, portanto, com cara de liderança.

Uma frente de esquerda se formou ja na noite de ontem contra Sarkosy. Todos os candidatos da esquerda, em seus discursos logo apos os resultados, declararam voto ao Partido Socialista. Até Arlette Laguillier, do Force Ouvriére, que se negou a declarar voto à Chirac contra Le Penn em 2002.



Besancenot disse: ..."lutaremos contra a direita nas ruas e nas urnas" e o cara do Sarkosy, no programa de debates do radio, disse que ele estava atacando a Republica. Pra vocês teram uma idéia.

*

Achei o discurso do Sarkozy muito pela saco, apesar de ter começado bom. Gostei do discurso da Ségolène. Alias, é melhor ouvi-la no radio. Mas eu não gosto nem de imaginar como vai ser o debate entre os dois. A pobre vai ser tratorada, mas tomara que eu esteja errada.

*

Se Toulouse fosse a França, estariamos tranquilos que aqui foi Ségolène com 36% e Sarkosy com 26%.

3 commentaires:

Alan a dit…

Não gosto de Sarkô, mas também não gosto de Segô...se correr o bicho pega, se ficar o bicho come!

Anonyme a dit…

Manchete do Globo: "Sarkozy é favorito entre maioria dos centristas." Está uma incógnita, não? Bjs

Anonyme a dit…

só sei que diante da minha total ignorância diante do real valor político de um ou de outro eu só consigo pensar que seria muito interessante ter uma mulher presidente num país como a França.
Mas o que eu entendo disso, não é mesmo?