mardi 24 juillet 2007

Velouté Glacé de Abobrinha

Eu desconfio de receitas salgadas que não contenham alho e cebola e ervas aromaticas. Mas experimentei uma receitinha nova, super estival. Delicia. Facilima. Bunitchinha. Bestinha. Super recomendo e não tem alho nem cebola nem ervas aromaticas e não precisa. Eu me segurei pra não acrescentar nenhuma folha de manjericão e fiz bem de me segurar que o gorgonzola cumpre bem o papel de tempero.

Ingredientes para quatro pessoas
(na boa, as quantidades são altamente negociaveis. Quando eu fiz, não medi nada. Tudo vai depender, claro, do tamanho das suas abobrinhas.)

4 abobrinhas
1 tomate
1 bola de mozarella
100 g de gorgonzola (eu fiz com Roquefort. Tenho certeza que qualquer queijo azul funciona)
azeite
30 cl de creme de leite (da proxima vez farei com iogurte natural ou, pelo menos, metade iogurte, metade creme de leite)

Modo de fazer
Sem descasca-las, corte as abobrinhas em cubos.
Cozinhe no vapor com um pouco de sal durante uns 15 minutos. Bata no liquidificador a abobrinha cozida, o creme de leite e o gorgonzola. Acrescente sal e pimenta do reino a gosto. Coloque na geladeira até hora de servir (não servir imediatamente depois porque não dah tempo da parada esfriar e o objetivo é ter um velouté frio entonces…)
Corte os tomates e a mozarella em cubinhos (tire os caroços do tomate), misture e acrescente um pouco de sal e azeite. Guarde na geladeira.


Na hora de servir, leve à mesa o velouté em cumbuquinhas individuais e acrescente em cada cumbuca um pouco da salada tomates com mozarella.

1 commentaire:

Liv Araújo a dit…

Helena, parece ótimo. Assim que o frio der trégua aqui, vou seguir a tua receita. ;-)
E chega de padecer, o chuveiro tá arrumado e quentinho! rs.