vendredi 5 mai 2006

Couch Surfing

Eu acho esse projeto o maximo, a idéia o maximo, e precisava compartilhar, e ainda botar muita pilha pra vocês participarem.
A parada é o seguinte: você vai viajar, sei la, pra Thailandia. Você nunca foi pra Thailândia, você não conhece ninguém na Thailândia. E além de tudo, você acha um saco gastar dinheiro com hotel. Ai você entra no couchsurfing e procura pessoas na Thailândia. Você manda um email pra elas e elas te oferecem o sofa pra você dormir uma noite ou duas noites ou 3 meses. Ou oferecem o jardim pra você fincar a barraca. Ou vocês se encontram pra uma cervejota, um passeio thailandês, um jogo de xadrez e você dorme no sofa de um outro couch surfer. Tudo isso, claro, de graça. Por solidariedade, vontade de trocar experiências, ter companhia pra um choppe, conhecer pessoas do mundo inteiro, conhecer thailandês e conhecer brasileiro que vai pra thailândia.
Para participar, você não precisa ter um sofa a disposição, você não precisa prometer tomar choppe com ninguém, você não precisa fazer nada em troca. Mas as pessoas fazem, as pessoas recebem gente que elas nunca viram na casa delas e levam as pessoas pra passear e ficam amigas das pessoas. Sem obrigação nenhuma, sem ganhar dinheiro nenhum. E, claro, a chance das pessoas que você encontra no Couch Surfing serem legais é enorme. E não, não são psicopatas que querem o seu sofa so pra poderem roubar os seus discos ou o seu novo batom Revlon. São pessoas como eu e você. Ou como eu, pelo menos (sei la se você rouba batom!)
Descobrir o Couch Surfing foi meio um alivio, uma lavada de alma. Perceber que projetos de baseados em solidariedade, cooperação, voluntariado podem funcionar. Nem todo mundo estah afim, tem muita gente feliz da vida de estar trancafiado no seu mundinho, "protegido" dos outros seres humanos que populam o planeta. Mas é otimo descobrir que tem outras pessoas que estão meio de saco cheio de cada vez mais individualismo, de cada vez menos "vizinho, me empresta o açucar", de cada vez menos papo com o feirante, de cada vez mais cada um por si . E que acreditam que pode ser diferente, ao menos de vez em quando. E que em vez de ficarem gritando "Ah, o mundo neoliberal...", nêgo vai lah e diz Dorme aih, mermão, no problem.

E claro, o melhor de tudo é que viajar fica muuuuuuuito mais barato.

(Outra lavada de alma: Economista ia dizer que couch Surfing nunca ia dar certo porquê todo mundo ia querer ficar no sofa do outro mas não ia emprestar o proprio sofa e então não ia ter sofa disponivel. NOOOOOT!)

6 commentaires:

Anonyme a dit…

Adorei essa coisa meio hippie, muito bom! Acho que vou começar a disponibilizar meu sofá por aí tb... Para quem não tem medo de viajar sozinho é tudo de bom, sou super adepta!

E eu tb nao roubo batom, pelo menos não da Revlon, prefiro os Lancômes e Shiseidos... ;) beijos

Anonyme a dit…

não, eu não roubo baton, mas confesso que tenho medo de gente.
de qualquer forma tôindo lá agora, e quem sabe eu não ofereço meu sofá...

Helena a dit…

Alice, pra relacionamentos globalizados é uma maravilha!

Anonyme a dit…

Adorei o comentario dos economistas. Eu, como porco capitalista, jah estava pensando aqui em como otimizar a relacao mais dormidas em sofa alheio x alheios dormindo no meu sofa... estou envergonhado. Para me redimir, ofereco meu couch para todos os leitores desse blog. Aviso, entretanto, que nao encontrareis um unico e escasso batom no meu barraco. Oooossssss.

Anonyme a dit…

parece ser tudo de bom para quem tá sem grana e com muita vontade e energia para viajar. E impressionante como estou cada vez mais desacostumada a pensar em emprestar sofá. Só com indicação dos meus filhos.

Anonyme a dit…

sofá forever...aqui em brasília tenho uma linda cama de casal para ofertar, juro que não é a minha...kkk