mardi 23 mai 2006

Porque o Lula esta errado

Claro que la na origem do Brasil ser um cu esta a pobreza, a desigualdade e falta de educação da população. Claro que se todo mundo falasse quatro linguas como na Holanda (eu estou obsecada pela Holanda), claro que se todo mundo ganhasse a mesma coisa como na Holanda, claro que se ninguém morasse em favela como na Holanda, seria menos impossivel ser parecido com a Holanda. Mas não seriamos automaticamente a Holanda (entre outros porque educação não faz ninguém ter 2 metros de altura, digo eu doutoranda e sempre 1m63).

São Paulo poderia (quase!) ter sido na Holanda se a Holanda fosse apenas educada, igual e fraternal e o resto todo fosse igual ao Brasil. Em que joga a pobreza, desigualdade e falta de educação na Tragédia Paulista? (dorenavant, TP. Alias qual é o apelidinho que os jornais deram ao que se passou semana passada? Ou não deram nenhum apelidinho e ja passaram às coisas importantes, o Ronaldinho acenando pros jornalistas brasileiros ao chegar na concentração Seleção?)

O papel do trio maravilha brasileiro na escalada da violência é, na verdade, indireto e o mais forte efeito é o da pobreza. A desigualdade e a falta de oportunidades educacionais tornam mais barato o recrutamento de gente pra kick ass. Mas isso tanto do lado dos bandidos como do lado da policia e das forças armadas. A pobreza desequilibra a balança. O Brasil é pobre e o governo é pobre porque arrecada pouco. O governo tem, portanto, pouco dinheiro pra investir em defesa, o que inclui recrutas e salarios de recrutas. Tão pouco dinheiro que o budget governanmental não é assim tão maior que os dos bandidos.

E ai a gente toca no ponto central dessa historia, na causa direta da Tragédia Paulista: os bandidos tem dinheiro.

Se o Brasil e São Paulo e o Lula fossem igualzinhos ao que eles são mas os bandidos não tivessem dinheiro, a TP ou a TC (a carioca) não iam rolar nunca. Porque os caras não iam ter AR-15 (mesmo com os policiais querendo ser corruptos, querendo vender AR-15, os bandidos não iam ter como comprar e ia tudo pras FARCs), os caras não iam ser varios caras (porque entre ganhar nada e ser bandido e ganhar quase nada e ser não-bandido a maioria das pessoas vai preferir a segunda opção, não se enganem, nêgo sempre quer é dinheiro), os caras iam ser uns ladrões de galinha, pickpockets, acuados no canto, que é onde bandido tem que estar.

Então Lula (nada pessoal, Lula aqui é sinônimo de pela-saco) não vem não com esse papo de "os não investimentos em educação", "a desigualdade" e "os cassete a quatro". Tem uma arma contra os CPPs, os CVs, os PQPs bem mais eficaz e com muito menos historia: empobrecer os bandidos. Cortar a fonte de lucro dos caras. Fazer com que o crime não compense.

Mas não não, como eu comentei no post ai embaixo São Paulo não tem nada a ver com as calças de coffee shop. E o Brasil não vai nunca chegar nem perto da Holanda.

1 commentaire:

Anonyme a dit…

Helena, adorei sua nova obsessão... Enquanto isso, estamos mais p/ Haiti do que p/ Holanda, ne... foda! Adorei seu comentário e a dica do blog com a escalção. Ah, tb estou super sensibilizada com os apoios p/ a compra do casaquinho. Terei de adquiri-lo, ne? Fazer o que... Ah, não irei mais te visitar agora em junho. Não tive resposta nenhuma ainda e não consegui mais segurar a reserva... :( Enfim, ainda tenho esperanças de estar por essas bandas no final do ano! beijos