mardi 6 juin 2006

São Bento me Chama




Semana passada o Claude Sicre ligou aqui pra casa.

Nenhuma reação? Ignorantes!

A frase é, mutatis mutantis, analoga a:
Semana passada o Marcelo D2 ligou aqui pra casa.

Ah, agora vocês reagem!

O Claude Sicre é o cara do Fabulos Troubadors , the grupo de musica de Toulouse. So que eles existem ha séculos, o Sicre tem uns 60 anos, 40 de estrada. é uma das figuras mais importantes da cena musical do Sudoeste francês, não so pela contribuição do Faboulous mas porque ele faz e acontece e motiva e contribui direta e indiretamente para que novos movimentos musicais e culturais e novas bandas apareçam. Ele é também the man da cultura occitã. E pasmem pasmem da cultura Norte e Nordeste do... BRASIL por essas bandas. Yes, o cara se amarra na terrinha. Entre outras, ele criou um intercâmbio cultural com umas cidades perdidas la pros lados onde o povo toca sanfona como respira e dança forro descalço no chão de terra. No ultimo disco dos Fabolous tem ciranda e a francesada dança e se acaba. O ultimo sucesso é uma grupo de meninas que toca forro. Ele entrou numa, chamou uma galera e profissionalisou do zero.

Geral diz que ele é "execravel", "arrogante", "insuportavel", "impossivel de trabalhar com". Me faz lembrar o Max e o Paulo André Pires.

Bom, ele ligou não é porque é meu amigo ou do Julien não. é porque o Jul vai participar do proximo projeto do cara.

O proximo projeto é, do zero, formar e profissionalizar um grupo de...

REPENTISTAS

hahahahhahahahahahahhahahahahahahahahhahahahahaha

O repente é em francês. O resto é tudo igual, os caras tocam na viola e tudo.

Ontem foi o primeiro ensaio. O Jul tirou a maior onda, chegando la e contando que ele ja viu repentista e foi até zoado por repentista (feira de São Cristovão). Aparentemente, além do Jul, so o Sicre ja teve contato direto com a arte.

Agora, diz ai, é viagem ou não?

Mas da um orgulhinho, né, da nossa terra fodida. CPP, CPI, Mineira e afins mas tem gringo que sabe o que é bom que chega e diz é bom pra caralho e vamos importar.

E eu estou num momento assim, emocionada com o respeito que desperta certas coisas de chez nous. Emocionada de ver um grupo de capoeirista que não sabe perguntar qual o seu nome em português e que canta Obrigado Senhô pelo S cortado e o au e toca berimbau e manda muito bem na Angola.

Emocionada de ouvir meus amigos pedirem pra eu botar na vitrola, mais uma vez, Ilê-Ayê do Caetano e ouvir o coro que repete Iiiilê ayêêêê.

E o ultimo sucesso foi Senegal, do Olodum, e franceses e marroquinhos cantando Senê senê senê Senegaaal.

é, porque depois da minha ultima passagem pela Bahia, onde eu vi e ouvi os musicos locais na percu e uma preta de dread, com voz de jazzwoman e a carga dos navios negreiros e dendê, cantando "Tem Dois Neguinhos", eu gravei uma compila de samba-reggae e me amarro. Agora foi Ré, Rei e Gato. Estou convencida.

Ou talvez seja so porque quanto mais eu viro gringa, mais eu sou brasileira.

Ai, um beijo enorme a todos. De repente estou morrendo de saudades.

5 commentaires:

Anonyme a dit…

há, meu post e seu post são dois lados de uma mesma coisa, mesmo que sejam coisas completamente diferentes...

Anonyme a dit…

será que um dia, se eu me comportar, se eu for boazinha, se eu fizer caridade e trabalhos voluntários, se eu não reclamar, se eu fizer jejum uma vez por semana, será que um dia você vai mandar seu telefone ou vai me telefonar (porque eu já mandei o meu número)?

Helena a dit…

Nêga, com 9 horas de distância, não da pra ser assim, telefone no impulso. Mas aguarde que um dia chega.

Anonyme a dit…

ei, pestinha, deixa de conversa e me manda um e-mail com o seu telefone, poxa...

Anonyme a dit…

pilula vermelhaaaaaaa!!!!