mardi 29 août 2006

Mostar Experience





Mostar é uma doida experiência. Deu dor no peito. Milhões de prédios crivados de bala ou simplesmente em ruinas pos-bomabardeio. E depois o centro antigo, todo reconstruido, lindo, charmosissimo, super Império Otomano nas inumeras mesquitas, janelas de ogivas, café turco e lojas de balangandãs. Mas o charme não epanta a dor. A memoria da guerra passeia nas ruas ao lado dos turistas. Vimos uma exposição de fotos que mostrava o centro em 1992 e 1993. Tudo no chão. Inclusive a ponte velha, que dà nome à cidade e que liga a parte croata à mulçumana. Mostar foi uma das historias mais sangrentas do conflito. Imagina uma cidade de 100 mil habitantes onde coabitavam croatas, sérbios e mulçumanos. E de repente eles começaram a se matar. Entre vizinhos. Quem morria e quem matava se conhecia. E quem sobreviveu também. é um mistério como eles conseguem viver por là.

E agora acabou. Faltou falar do caminho até Banja Luka e os inumeros rios e montanhas. Faltou falar da Slovênia e de Ljubjiana, que é linda e parece a Austria. Mas chega. Até a proxima aventura.

2 commentaires:

Anonyme a dit…

Não. não, não. Continua a falar sobre a viagem. Tudo bem, pode intercalr com outros assuntos, mas não deixe de registrar no blog. Bjs

Anonyme a dit…

de cortar o coração, sim.
eu faço coro: continue a falar de sua viagem...