mercredi 28 mars 2007

Bolo de Cenoura: classico revisitado


Eu não coloquei a receita do bolo de cenoura aqui alegando que ninguém que passava pelo blog precisava de receita de bolo de cenoura. Aparentemente, eu estava errada. Google Analytics e os comentarios trouxeram evidências a esse respeito. Então, aqui vamos.

Uma observaçãozinha. Esse bolo não é aquele classico, que cresce e fica fofinho e tem calda de Nescau. Ele cresce pouco e fica com uma consistência "menos bolo e mais flan" (sem chegar verdadeiramente a flan). é delicioso e é um absoluto sucesso. Como jah disse, a francesada toda pediu a receita. A consistência "mais flan" faz com que ele seja apropriado pra lanche mas também (quase) pra sobremesa. Claro que tudo pode ser resultado de uma desproporção entre o tamanho da minha xicara e o tamanho das minhas cenouras. Quem experimentar, me conta como ficou a consistência.

Quanto à calda de chocolate, imagino que a calda de Nescau classica pode rolar bem. Mas eu sempre faço essa outra, que acho deliciosa, com chocolate amargo e soh com o açucar do proprio chocolate.

Bom apetite!

Receita de Bolo de Cenoura

ingredientes:
- 4 cenouras
- 1 xicara de oleo
- 1 xicara de farinha
- 1 xicara de açucar
- 2 ovos
- fermento
- uma pitada de sal

Modo de Fazer:
Cuidado! Complicadissimo: junta tudo e bate no liquidificador. (Eu sempre ralo as cenouras antes de bater tudo pra ter certeza que a mistura vai ficar homogênea). Colocar a massa numa forma mais larga do que alta (como eu disse, o bolo não crece muito) e assar em forno jah quente por uns 40 mnutos (temperatura: 180° mais ou menos).

Calda de chocolate:
-1 tablete de chocolate amargo (200g)
-1 caixinha de creme de leite (pode usar menos, é soh pro chocolate não endurecer muito depois de frio)
Derreter o chocolate em banho maria. Misturar o creme de leite. Quando o bolo estiver frio, cobrir tudo com a calda.

3 commentaires:

Anonyme a dit…

Merci, merci, merci! Viu? Não era só eu que queria a tal recita. Bjs

bibi move a dit…

nossa, vou ficar com m'a fama por aqui, s'o comento teus posts que falam de comida...
mas depois daquela receita fantastica de bolo mole de chocolate tenho at'e medo!!

dacosta a dit…

Hummmm,

experimentarei neste sábado depois eu conto.
Qual receita de bolo mole de chocolate? Onde está ? Vou dar uma procurada ...