mercredi 11 avril 2007

Pré-Historia

Eramos seis, sendo quatro arqueologos e então a Pascoa foi uma super aula de "O que é arqueologia ". E é bem mais interessante do que eu imaginava. Apesar de ser muito menos interessante do que você imagina, se você imagina que arqueologia é aquilo que o Indiana Jones* faz. O que me surpreeendeu foi descobrir que realmente existem coisas, varias coisas (na verdade, claro, fragmento de coisas, que o olho leigo não identifica como nada diferente de pôrra nenhuma) enterradas por aih hah mais de 5 mil anos. A partir das coisas, comparando com outras coisas achadas em outros lugares e através de alguns testes quimicos, eles vão reconstruindo a historia e a pré-historia (no caso, meus amiguetes são especializados em Neolitico), como as pessoas viviam, moravam etc. Eu vi varias fotas, varias coisas de cerâmica neolitica e gallo-romana e aprendi sobre as técnicas de prospecção (descobrir onde cavar) e sobre as anomalias no solo e na vegetação que levam a desconfiar que lah podem existir coisas a serem achadas. E, finalmente, fui convidada a participar durante alguns dias de uma escavação em junho.
*E falando nisso, acabei me deparando com a noticia que ano que vem (maio/2008) sai o quarto Indiana Jones! Com Harrison Ford e Cate Blanchett, dirigido por Spielberg.

3 commentaires:

Anonyme a dit…

Isso é que foi Páscoa!!o resto é bobagem. Tento imaginar o solo da França para os arqueólogos. Deve ser o paraíso dos mundos, com tanta história perdida debaixo dessas terras. Parabéns pela experiência e pelo convite. Vc aceitou? E esses amiguetes são novos amiguetes? Bjs

Helena a dit…

Mãe, fomos pra casa do Steph, aquele amigo do Julien flautista, que é arqueologo. Estavam tb a namorada dele e os dois colocs (todos arqueologos).

dacosta a dit…

Helê,
eu se fosse você já estaria dentro do buraco, no bom sentido. Adoro a história e suas descobertas. Os arqueólogos são historiadores a fundo, literalmente. Você contou a eles que aqui no Brasil temos as pinturas rupestres? E que podem desaparecer com a construção de uma hidrelétrica? Vou te enviar uma foto de dois esqueletos encontrados na Itália abraçados! Você viu?